domingo, 14 de junho de 2009

O que fazer para ser uma secretária bem sucedida?

Perla Melo
Aluna do 2° período de Secretariado do CEUT


              O bom profissional deve precisar da sua profissão para viver, mas não deve ser dependente dela, ou seja, não deve tê-la como mais importante do que tudo à sua volta. Podemos colocar como exemplo a cadeira que usamos para sentar, todos os dias em nosso ambiente de trabalho. Como profissional, precisamos da cadeira na organização, mas ao levantar para retornar ao lar, dela não precisamos mais. Quando somos dependentes, temos que andar com ela, onde estamos pensamos em como ela é útil para nossa vida, pois a mesma faz parte do nosso dia a dia.
                Assim, podemos dizer que para ser uma secretária de sucesso é importante analisar-se como uma profissional dependente de sua profissão, ou seja não se deve chegar a um lugar sem se portar como secretária, é necessário saber se vestir, se comunicar bem, ter criatividade, saber tomar decisões, ser delicada, compreensiva, porém profissional.
             Se o profissional se coloca de acordo com sua formação e posição ele pode chegar ao mais alto nível no mercado de trabalho, portanto não é interessante ser uma boa profissional mas o melhor que se pode ser.
            A secretária é a parte importante que movimenta a organização, uma vez que nela está centrada a confiança de um executivo, o qual muitas vezes coloca para ela a tomada de decisões importantes. É ela quem ajuda o executivo ver além do que os olhos vêem, administra junto a ele, o que nos leva a observar que esta profissional sempre deve usar da ética e discrição profissional, tornando-se, assim, cada dia mais uma peça importante para o mundo organizacional.
          O bom profissional se faz desejado por todos os que o observam e admiram seu trabalho, assim logo portas maiores se abrem para um profissional que se faz reconhecer no mundo globalizado por saber como agir em relação ao seu trabalho, todavia ser ser escravo de sua profissão. Para ser um profissional de sucesso, há que se sentir também feliz por ser uma pessoa atuante no mundo.

2 comentários:

  1. este site é incrivel eu sou aluna do curso tecnico em secretariado e adoro todos os conselhos e instruções postados aqui,eles me ajudam muito.

    jay

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ser uma secretaria e acredito que me ajudou muito esse texto.

    ResponderExcluir