domingo, 24 de maio de 2009

Marketing Pessoal nas Organizações


Karla Ferreira Lobato de Brito
Aluna do 2° período de Secretariado Executivo do Ceut

     Marketing, palavra de origem latina – mercatus, que acabou se incorporando ao vocabulário da Língua Portuguesa, significa mercado, lugar onde se vende mercadorias; é a área do conhecimento que engloba todas as atividades referentes às relações de troca de bens entre pessoas ou instituições.

     Marketing pessoal, por outro lado, quer dizer, em sentido figurado, que pessoas também são "mercadorias oferecidas", vendidas e compradas, portanto é necessário que o profissional de Secretariado Executivo esteja consciente da importância do seu MKT, isto é, marketing pessoal.

     Para que este marketing pessoal atinja o seu público alvo é necessário que haja um misto de itens significativos, tais como cartão de visitas, currículo ou perfil profissional e comportamento social, conforme descritos em seguida.

     O Cartão de visitas que entregamos às pessoas com as quais contactamos devem ser discretos e conter apenas informações necessárias e, de preferência, em posição horizontal, a fim de que seja melhor visualizado.

     Quanto ao Curriculo ou Perfil Profissional, como é mais utilizado, deve conter a síntese dos dados do profisional e do que ele faz, sendo pertinente ao cargo que almeja, pois o contrário poderia causar descrédito, falta de interesse e cansaço no leitor, além de bloquear o agendamento de intrevistas.

     No que diz respeito ao Comportamento Social, este é, sem dúvidas, um aspecto que colabora para a criação de uma imagem positiva, devendo adequar-se aos papéis sociais, aos cargos, às funções, à cultura da empresa, ou seja, adequar-se a tudo o que diz respeito a uma imagem positiva.

     E por falar em imagem de uma empresa, não podemos esquecer de que esta é a soma das imagens pessoais de seus funcionários e, uma das palavras chave neste aspecto é a Aparência Pessoal, ou seja saber estar em adequação ao ambiente e cargo que ocupa e estilo da empresa.  

     No que diz respeito aos homens, cuidados  o corte de cabelo, penteado, higiene pessoal, sapatos, roupas, assim como as mulheres devem ter o mesmo cuidado com todos os itens anteriores, não esquecendo a maquiagem.

     Os Gestos e a Postura não podem ficar de lado, quer dizer, atenção deve ser dada à saúde, referente à questão corporal e mental, assim como à elegância nos gestos e portura no andar, sentar etc.

     Finalmente, a Voz é parte fundamental desses conhecimentos especializados e que fazem parte do Marketing Pessoal, pois se o sujeito-profissional  passa por todas essas etapas e nesse item é desqualificado, sua imagem estará comprometida. Deve-se então, trabalhar vários aspectos para dar beleza e personalidade à voz, porém sem despersonalizar o indivíduo.

     Todos esses pontos citados anteriormente com certeza darão um impulso na carreira do profissional de Secretariado Executivo, não sendo mais importante do que suas competências, seus conhecimentos, mas conjuntamente foram um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.  

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário