domingo, 24 de maio de 2009

Ilha das Flores


Karla Ferreira Lobato de Brito

     O filme é narrado numa linguagem quase científica, de documentário, abordando várias áreas do conhecimento: geografia, história, ética, economia, sociologia, meio-ambiente, biologia, filosofia, matemática etc.
    Este documentário, além de falar do tema humano e social, usa uma estratégia argumentativa, por meio da qual o telespectador não consegue perceber o tema verdadeiro, pois não é único, aborda várias coisas relacionadas ao ser humano.
   O filme mostra como gera relações desiguais entre os seres humanos, acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação, colheita, venda e o final no lixo da Ilha das Flores, entre porcos, mulheres e crianças.


Marketing Pessoal nas Organizações


Karla Ferreira Lobato de Brito
Aluna do 2° período de Secretariado Executivo do Ceut

     Marketing, palavra de origem latina – mercatus, que acabou se incorporando ao vocabulário da Língua Portuguesa, significa mercado, lugar onde se vende mercadorias; é a área do conhecimento que engloba todas as atividades referentes às relações de troca de bens entre pessoas ou instituições.

     Marketing pessoal, por outro lado, quer dizer, em sentido figurado, que pessoas também são "mercadorias oferecidas", vendidas e compradas, portanto é necessário que o profissional de Secretariado Executivo esteja consciente da importância do seu MKT, isto é, marketing pessoal.

     Para que este marketing pessoal atinja o seu público alvo é necessário que haja um misto de itens significativos, tais como cartão de visitas, currículo ou perfil profissional e comportamento social, conforme descritos em seguida.

     O Cartão de visitas que entregamos às pessoas com as quais contactamos devem ser discretos e conter apenas informações necessárias e, de preferência, em posição horizontal, a fim de que seja melhor visualizado.

     Quanto ao Curriculo ou Perfil Profissional, como é mais utilizado, deve conter a síntese dos dados do profisional e do que ele faz, sendo pertinente ao cargo que almeja, pois o contrário poderia causar descrédito, falta de interesse e cansaço no leitor, além de bloquear o agendamento de intrevistas.

     No que diz respeito ao Comportamento Social, este é, sem dúvidas, um aspecto que colabora para a criação de uma imagem positiva, devendo adequar-se aos papéis sociais, aos cargos, às funções, à cultura da empresa, ou seja, adequar-se a tudo o que diz respeito a uma imagem positiva.

     E por falar em imagem de uma empresa, não podemos esquecer de que esta é a soma das imagens pessoais de seus funcionários e, uma das palavras chave neste aspecto é a Aparência Pessoal, ou seja saber estar em adequação ao ambiente e cargo que ocupa e estilo da empresa.  

     No que diz respeito aos homens, cuidados  o corte de cabelo, penteado, higiene pessoal, sapatos, roupas, assim como as mulheres devem ter o mesmo cuidado com todos os itens anteriores, não esquecendo a maquiagem.

     Os Gestos e a Postura não podem ficar de lado, quer dizer, atenção deve ser dada à saúde, referente à questão corporal e mental, assim como à elegância nos gestos e portura no andar, sentar etc.

     Finalmente, a Voz é parte fundamental desses conhecimentos especializados e que fazem parte do Marketing Pessoal, pois se o sujeito-profissional  passa por todas essas etapas e nesse item é desqualificado, sua imagem estará comprometida. Deve-se então, trabalhar vários aspectos para dar beleza e personalidade à voz, porém sem despersonalizar o indivíduo.

     Todos esses pontos citados anteriormente com certeza darão um impulso na carreira do profissional de Secretariado Executivo, não sendo mais importante do que suas competências, seus conhecimentos, mas conjuntamente foram um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.  

     

Gestão e Empreendedorismo

Camila Karolynne O Brito
Aluna do 2° período de Secretariado Executivo do Ceut

    Em virtude das mudanças significativas no perfil do Secretariado Executivo, que vem se adequando constantemente às exigências do mercado, e da sua capacidade de pensar estrategicamente, esse profissional vem se colocando cada vez mais em um novo patamar, no qual consegue compreender melhor a dinâmica de todos os projetos nos quais esteja inserido, mantendo a capacidade de assumir responsabilidades e desafios.
    Uma das características do Secretário Executivo moderno é a de Gestor dessas transformações que vem surgindo nesse campo profissional, pois esse sujeito atua junto a executivos ou grupos que atuam como seus representantes.
    Se o Secretario Executivo é um Gestor, não está longe de ser um Empreendedor também, uma vez que este queira se manter no mercado com todas as implicações que advêm do mercado competitivo no qual estamos inseridos.
    É necessário desenvolver e implantar ideias criativas, tomar resoluções significativas, assim como cultivar capacidade crítica e reflexiva para poder lidar com competência em todas as áreas de uma empresa.

Boa Contradição

                                                                                                                Tiago Rodrigues

                                                                                                                                                                                           Aluno do 2° período de Secretariado Executivo do Ceut

     Sábado passado fui convidado para ir ao cinema com uma antiga turma de cursinho. As meninas disseram que iriam levar um novo membro para participar da turma, no entanto, ao falarem de tal pessoa, reconheci que era uma menina com a qual eu havia tido uma discussão, ainda no Ensino Médio e, desde então, nunca mais me entendi com ela.

     Recusei ir ao passeio, entretanto minhas amigas acabaram me convencendo, porque a turma estava espalhada por faculdades por todo o estado e não havia possibilidade de nos reunirmos tão cedo.
    Ao chegar, ignorei a presença da pessoa e repudiei qualquer tipo de comentário que ela fazia em meio a tanta descontração do pessoal. Ao passar o tempo, me toquei que até eu já havia entrado no clima animado das garotas e até troquei prosas humorísticas com a moça da qual não gostava.
   Quando cheguei em casa, parei para pensar e cheguei à conclusão que uma discussão no passado não pode desenhar a personalidade de alguém. Às vezes o orgulho é maior que a vontade de perdoar e fazer novas amizades, principalmente com pessoas que poderão ser companheiras no mundo profissional.

Secretariado Executivo

O profissional de Secretariado Executivo Bilingüe é gerenciador de informações e serviços, assessor qualificado, fluente em dois idiomas, hábil comunicador, conhecedor de informática avançada, organizado, ativo e discreto.

Secretariado é o conjunto de assessores diretos de uma determinada pessoa que ocupa um cargo de grande importância e complexidade em uma administração pública ou privada.